Introdução

O projecto EQUAL "REVALORIZAR O TRABALHO PARA PROMOVER A IGUALDADE" surge em torno da necessidade de criar uma metodologia de análise de funções, capaz de garantir os direitos em matéria de igualdade de remuneração entre homens e mulheres, que valorize as pessoas e as profissões e, simultaneamente, dignifique o trabalho enquanto elemento estruturante para o aumento da produtividade, da competitividade e da qualidade das empresas e na melhoria de vida das/os trabalhadoras/es. O desenvolvimento deste projecto contribuirá para a promoção da igualdade pela revalorização e dignificação do trabalho, pela melhoria das qualificações no país.

De acordo com os princípios do Gabinete de Gestão EQUAL, foi ainda estabelecida uma parceria transnacional, no âmbito da qual será desenvolvido o projecto AGENDER.

Desenvolvido no sector da Restauração e Bebidas em 8 distritos do país – Aveiro, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Faro – irá abranger 7500 trabalhadoras/es em cerca de 1666 estabelecimentos, 48 dos quais serão parceiros associados ao projecto.

O projecto decorre entre 01 de Setembro de 2005 e 31 de Agosto de 2007 e será levado a cabo por uma parceria tripartida, que integra, entre outros, representantes sindicais, patronais e governamentais.

Tendo como objectivo o desenvolvimento de um projecto transparente, rigoroso e credível, este é submetido a uma avaliação contínua ao longo dos seus dois anos de execução por uma equipa especializada do CIES/ISCTE – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Esta equipa é responsável pela concepção, aplicação e análise da avaliação da pertinência e coerência do projecto, dos instrumentos de auto-avaliação e dos balanços de competências.