A Inter-Reformados / Setúbal realizou no passado dia 24 de Novembro, no Pinhal Novo, um Encontro sobre Transportes e Mobilidade o Pinhal Novo.
No final do Encontro foi a aprovada a seguinte resolução:
A política de direita, a submissão ao euro e as imposições da União Europeia, as opções que prevaleceram ao longo dos anos de favorecimento dos interesses de grupos monopolistas, a acção destruidora do último Governo PSD/CDS e a concretização do programa de agressão das troikas, conduziu a uma situação insustentável para a maioria das empresas públicas de transportes e a um grave retrocesso no direito à mobilidade do povo português;
O serviço público de transporte se encontra na sua esmagadora maioria entregue aos interesses das operadoras privadas, que têm reduzido a oferta de serviço público de qualidade, apostando unicamente no serviço rentável;
As indeminizações compensatórias, dinheiro que sai dos impostos dos contribuintes, para pagar pela operação de serviço público de transportes, onde a cada ano que passa se gasta mais e existe menos transporte disponível;
A fiabilidade do serviço público de transporte é posto em causa pelos operadores privados como são exemplo disso os TST, MTS e Fertagus;
No caso dos TST o corte de carreiras tem sido prática corrente existindo populações na Península de Setúbal que a partir de certa hora do dia ficam isoladas ou só têm serviço de transporte nas chamadas horas de ponta;
No exemplo da Fertagus é cobrado praticamente o dobro do preço aos utentes, quando comparado por um trajecto idêntico em número de quilómetros, como são caso disso as linhas de Sintra e Cascais;
No Metro Transportes do Sul a paragem da sua linha em Corroios, veio prejudicar o desenvolvimento daquele transporte como uma mais-valia para a mobilidade das populações do Seixal, Moita e Barreiro;
O serviço prestado por empresas públicas tem-se vindo a degradar, fruto do desinvestimento, como é exemplo disso a linha do Sado (CP) e a operação fluvial no Tejo, “Montijo, Seixal, Cacilhas, Trafaria, Porto Brandão – Lisboa”;
Na linha do Sado (CP), os cortes efectuados passam, desde a qualidade dos comboios, ao encerramento de serviços de bilheteira, à degradação das estações, à supressão de horários que tem sido uma constante nos últimos anos, fruto da política de desinvestimento na CP e da redução constante dos serviços e trabalhadores nas oficinas da EMEF (Barreiro), pondo deste modo em causa a reparação de comboios e composições a Sul do País;
Na Transtejo e Soflusa os problemas de frota, são mais que muitos, pois exige-se a necessária renovação das actuais embarcações, bem como a necessária e urgente manutenção das embarcações actuais para no espaço de tempo de 4 a 5 anos se efectuar a urgente renovação, acresce ainda que os pontões de acostagem devem de ser urgentemente reparados, bem como o desassoreamento do Rio, que a não ser efectuado no mais curto espaço de tempo poem em causa a operação fluvial no trajecto Seixal - Lisboa;
Os reformados são uma das camadas da população mais afectadas pela degradação do Serviço Público de Transporte que muitas das vezes lhes retira a mobilidade.
Encontro distrital da Inter-Reformados realizada no dia 24 de Novembro de 2017 em Pinhal Novo exige:
- A reposição do serviço público de transporte como garante da mobilidade que passa pela reversão de todas as privatizações do serviço público;
- O reforço financeiro das empresas públicas de transporte de forma a garantir a fiabilidade da operação, quer na manutenção da frota, quer no seu reforço e renovação;
- Alargamento do passe intermodal que dê acesso a todos os transportes e operadores na Área Metropolitana de Lisboa;
- A reposição do desconto de 50% do passe e dos bilhetes, para + de 65 anos e a sua utilização ser alargada a todos horários e operadores de transporte público;
- O início da construção da 2ª e 3ª fase do Metro Sul do Tejo;
- A abolição das barreiras arquitectonicas nas vias e acessos a edifícios públicos e privados e a melhoria da semaforização nas passadeiras.
IR/Setúbal
Pinhal Novo, 24 de Novembro 2017