CGTP-IN Apoia Esforços da ONU Sobre Sahara Ocidental

A CGTP-IN tem, ao longo dos anos, condenado a prolongada ocupação do Sahara Ocidental pelas autoridades marroquinas, bem como a ausência de liberdades políticas, sociais e sindicais da população e dos trabalhadores sarauís, submetidos à repressão das forças militares e policiais de Marrocos.


A CGTP-IN tem reiteradamente expressado a sua solidariedade com o povo sarauí e exigido que seja respeitado o seu direito à autodeterminação através da realização de um referendo, conforme diversas resoluções da ONU, continuadamente desrespeitadas pelas autoridades de Rabat.

No momento em que a ONU desenvolve uma nova ronda de esforços para tentar encontrar uma solução pacífica e justa através desse referendo, que garanta a autodeterminação do povo sarauí, a CGTP-IN apoia esses esforços, particularmente os levados a cabo pelo Secretário-geral da ONU, Sr. Ban Ki-moon e pelo seu enviado pessoal ao Sahara Ocidental, Sr. Christopher Ross.

A CGTP-IN exige, ainda, que o regime marroquino respeite integralmente os direitos humanos e laborais nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.