Marroquinos Impedem Reunião Sindical de Solidariedade com os Sindicatos Saharauis

MARROQUINOS IMPEDEM REUNIÃO SINDICAL DE SOLIDARIEDADE COM OS SINDICATOS SAHARAUIS NA CONFERÊNCIA DA OIT, EM GENEBRA Ler mais...

COMUNICADO SINDICAL SOBRE A SUSPENSÃO DA REUNIÃO INFORMATIVA SOBRE O SAHARA OCIDENTAL NA OIT (GENEBRA)

As centrais sindicais organizadoras e participantes na reunião convocada para o dia 11 de Junho, na sede da OIT, em Genebra, para informar sobre a situação dos direitos sindicais, laborais e humanos dos trabalhadores saharauis no Sahara Ocidental, declaram:
1-    A reunião tinha carácter de sessão informativa informal, portanto não era oficial, e era aberta aos representantes dos trabalhadores convidados pelos organizadores. Na reunião, representantes do sindicato saharaui UGTSARIO e duas pessoas vindas expressamente dos territórios do Sahara Ocidental ocupados por Marrocos iam dar informações sobre o tema.
2-    Desde o início da reunião um numeroso grupo de pessoas, supostamente da delegação do Reino de Marrocos à Conferência Anual da OIT, começou a levantar-se, a gritar e a interpelar agressivamente os representantes saharauis e os restantes assistentes, impedindo que a reunião se realizasse apesar da intervenção dos elementos da segurança da OIT.
3-    Por respeito à instituição que nos acolhia, e de acordo com os responsáveis da mesma, decidimos cancelar a reunião.
4-    Lamentamos profundamente e rejeitamos com toda a firmeza o exemplo de intolerância e falta de respeito pelos direitos humanos fundamentais, o direito à liberdade de opinião e de expressão de ideias, de que fizeram gala os que impediram que a reunião se realizasse. Tendo em conta que entre os que tiveram esta atitude havia representantes do governo de Marrocos, deveriam explicar como se compagina a sua atitude com a respectiva proposta política para que os saharauis vivam pacificamente sob a soberania de Marrocos.
5-    Continuaremos a defender no futuro os direitos do povo saharaui, reconhecidos pelas Nações Unidas, começando pelo direito a que os representantes dos trabalhadores e a opinião pública mundial sejam informados de que os direitos laborais, sindicais e humanos são violados no Sahara Ocidental.

Genebra, 11 de Junho de 2009

CGIL (Itália), CGTP-IN (Portugal); CGT (França); UGTA (Argélia), CTC (Cuba), CSDL (San Marino), CCOO, UGT, CIG y ELA-STV (Espanha) e Organização para a Unidade Sindical Africana (OUSA)