Os desafios climáticos possibilitam a criação de emprego

A "Transição Justa" como solução para a criação de emprego.

trabalhosLutamos contra à situação de precariedade laboral, tanto no sector público como privado e, ao mesmo tempo, estamos cheios de expectativas quanto ao que a Conferência da ONU - Organização das Nações Unidas vai decidir em Marraquexe (COP22) sobre a implementação do Acordo de Paris, para lutar contra as consequências negativas das mudanças climáticas.

Acreditamos que a transição para uma economia de baixo consumo de carbono pode ser "justa" e uma oportunidade para a criação de empregos dignos. Por isso, a CGTP-IN apoia e participa na campanha “Empregos para o Clima”, dinamizada pela associação Climáximo e outras porque, como explicamos mais adiante no texto anexo, acreditamos que os desafios climáticos que, hoje em dia, as sociedades enfrentam, também abrem possibilidades de criação de emprego em diversos sectores. Neste sentido, é preciso desenvolver novas políticas públicas de curto, médio e longo prazo, sendo igualmente necessário concertar estratégias com os parceiros sociais, para enfrentar as alterações provocadas pelas novas necessidades tecnológicas no mundo do trabalho, articulando as políticas dos vários ministérios, para responder aos desafios que hoje se apresentam.

Ver texto completo