FENPROF assinala Dia Internacional da Música com um protesto

1Out artísticoNa concentração de professores das escolas de Ensino Artístico Especializado (EAE), realizada em Lisboa, no passado dia 18 de Setembro, foi decidido assinalar o Dia Internacional da Música – 1 de Outubro – com iniciativas a desenvolver descentralizadamente em várias cidades do país onde existem estas escolas.

Participando activamente no protesto, a FENPROF estará com os professores da Academia de Música de Lagos dinamizando as seguintes iniciativas:

- 11 horas: Reunião sindical com os professores para abordagem dos problemas que assolam aquela escola, cujo diretor tem ameaçado publicamente avançar com processo de despedimento colectivo;

- 16 horas: Concerto de protesto e Conferência de Imprensa, na rua, junto às instalações da Academia de Música de Lagos.

Esta ação de rua terá dois objectivos principais:

i) Reclamar contra a situação de sufoco financeiro imposto pelo MEC ao ensino artístico especializado;

ii) Denunciar as pressões e ameaças que estão a ser feitas pelo director daquela escola aos professores que nela exercem actividade.

Relativamente ao financiamento do EAE, é de referir que a situação não sofreu qualquer alteração significativa. Mesmo que se concretize o acréscimo de financiamento na ordem dos quatro milhões de euros, conforme foi anunciado pelo MEC, essa verba não dará, sequer, para abranger todos os alunos das modalidades curriculares (articulado e integrado).