O Ministério da Saúde continua a faltar ao compromisso, de pagamento das cerca de 19 mil horas em dívida aos enfermeiros e, a permissão para a reposição dos CIT, assumido na última reunião com o Sindicato dos enfermeiros Portugueses.
O Presidente do C.A. do Hospital de Guimarães assume que vão admitir enfermeiros, mas não diz quando o vai concretizar. Admite, também, já ter contactado o Ministério da Saúde no sentido de obter a autorização, por escrito, para proceder ao reposicionamento dos CIT que, considera justíssimo e, até agora, está sem resposta.
O SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses recorda que, o Ministério da Saúde já assumiu que há dinheiro para efectuar a harmonização dos CIT e que não inviabiliza qualquer decisão de Conselhos de Administração.
Em causa estão: a revalorização salarial dos enfermeiros, a reposição das 35h, a revalorização dos enfermeiros especialistas, entre outras matérias.
Nesse sentido o SEP informa que a concretização da greve, agendada para os dias 25 2 30 de Setembro, depende da resposta do Ministério da Saúde.