Trabalhadores do call center do Grupo Trofa Saúde em greve

greve o Call Center do Grupo Trofa SaúdeOs trabalhadores do Call Center do Grupo Trofa Saúde estão hoje em greve e concentraram-se junto ao Hospital Privado da Trofa, pelas 8 horas.

O Grupo Trofa Saúde decidiu reter o subsídio de alimentação mensal de novembro no valor de 114,40 euros, apesar dos protestos dos trabalhadores e do sindicato.

Esta retenção é ilegal e demonstra uma grande falta de sensibilidade social do Grupo Trofa Saúde, numa altura em que o aumento dos produtos e bens de primeira necessidade ultrapassam já os 20%.

O sindicato requereu a intervenção urgente da Autoridade para as Condições de Trabalho, mas ainda não obteve resposta.

Além disso, o Grupo Trofa Saúde paga salários muito baixos, não aplica a contratação coletiva no Call Center da Trofa e recusa o diálogo e a negociação com o sindicato.

Assim, os trabalhadores do Call Center do Grupo Trofa Saúde da Trofa decidiram realizar uma greve, dia 2 de janeiro de 2023, durante todo o dia.

 

MOÇÃO

APROVADA PELOS TRABALHADORES DO CALL CENTER DO GRUPO TROFA SAÚDE, NA TROFA, NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2023

Considerando que:

A empresa reteve ilegalmente o subsídio de alimentação no mês de novembro no valor 114,40 euros;

A empresa paga salários muito baixos;

No quadro existente de aumento brutal dos produtos e bens de primeira necessidade que ultrapassam os 20%, tal redução da retribuição mensal teve efeitos graves na vida dos trabalhadores;

A empresa recusa a negociação dos cadernos reivindicativos aprovados pelos trabalhadores;

A empresa recusa a negociação da contratação coletiva;

A empresa desvaloriza o trabalho dos trabalhadores do Call Center;

A empresa não cumpre o direito dos trabalhadores à formação profissional;

A empresa não tem critérios justos na atribuição do prémio.

Assim, os trabalhadores em greve no dia 2 de janeiro de 2023, concentrados junto à porta do Hospital Privado da Trofa, exigem:

Reposição do valor do subsídio de alimentação indevidamente retido;

Aumento dos salários dos trabalhadores do Call Center em 10%, no mínimo 100 euros;

Atualização do subsídio de refeição para 6,5 euros diários;

Atualização das diuturnidades para 30 euros cada, alargando este direito a todos os trabalhadores, a vencer de 4 em 4 anos, até ao máximo de 5 diuturnidades;

Formação profissional;

Alargamento das pausas da manhã e da tarde para o mínimo de 20 minutos cada;

Divisão do prémio mensal em prémio de produtividade e prémio de assiduidade;

Direito ao diálogo e à negociação coletiva;

Respeito pelos direitos dos trabalhadores.

Trofa, 2 de janeiro de 2023

Os trabalhadores

 

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte