Universidade Nova nega reposicionamento dos técnicos superiores com doutoramento

reposicionamento dos técnicos superiores com doutoramentoA Universidade Nova de Lisboa (UNL) recusa reposicionar na carreira os Técnicos Superiores com Doutoramento, não cumprindo as regras previstas no Dec-Lei 51/2022 de 26 de Julho.

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), considera inaceitável o conteúdo de despacho assinado pelo Reitor João Ságua, onde é negado aos trabalhadores detentores de doutoramento o direito ao reposicionamento na Carreira Técnica Superior em 2 níveis remuneratórios, cerca de 400 euros, a injustiça que está a ser cometida com estes trabalhadores é resultado da passagem da UNL a Fundação em 2017. O STFPSSRA, sempre foi contra a passagem ao regime fundacional alertando para os efeitos perversos resultantes de diferentes tipos de vinculo de emprego e, que resultariam na perda de direitos e no aumento da exploração.

Ao contrário do que foi afirmado pelos responsáveis da passagem a Fundação, que não iria haver diferença de tratamento entre trabalhadores com vinculo publico e privado, aqui está um exemplo concreto que o STFPSSRA tinha Razão.

O STFPSSRA considera, que apesar do alcance muito limitado do Dec-Lei 51/2022, é urgente que Governo tome uma posição sobre esta matéria, exigindo de imediato que UNL o cumpra na íntegra, caso não o faça estará a ser conivente com a injustiça, com a diferença de tratamento, com a arbitrariedade que nega aos trabalhadores o direito ao reposicionamento na carreira, que não reconhece esforço e o mérito necessários para a obtenção do grau, nem a relevância do trabalho que é desenvolvido por estes profissionais.

O STFPSSRA, continuará a acompanhar esta situação e avaliará com os trabalhadores as formas de luta adequadas para que se faça justiça e, ao mesmo tempo continuará a sua luta de sempre, pela revogação do RJIES e o fim do Regime Fundacional no Ensino Superior Público.

Fonte: STFPSSRA