Administração deve aumentar salários na VW Autoeuropa

Perante a greve decidida para dias 17 e 18 pelos trabalhadores da VW Autoeuropa, a administração tem de trabalhar para construir uma solução que corresponda à legítima e justa reivindicação de aumento extraordinário dos salários em 2022 e 2023, defende a Comissão Sindical do SITE Sul.

Num comunicado que emitiu ontem, a Comissão Sindical saúda a unidade dos trabalhadores, a sua determinação e serenidade, que têm sido fundamentais desde o início deste processo.

É reiterada a necessidade de um aumento extraordinário dos salários de todos os trabalhadores da VW Autoeuropa, face a um brutal aumento do custo vida e com a inflação a ultrapassar já os 10 por cento.

Os trabalhadores - que contribuíram em muito para os lucros que o Grupo VW anunciou nos primeiros nove meses deste ano - não podem esquecer que em 2021, segundo melhor ano da VW em Palmela, não houve qualquer actualização dos salários, por imposição administrativa. O ano de 2022, como prevê a administração, vai ser novamente um dos melhores.

Os trabalhadores sabem fazer contas!

O pagamento do prémio único de 400 euros, anunciado pela administração, dividido por 14 meses de salário, representa 28,50 euros por mês, equivalente a menos de um euro por dia.

Os trabalhadores, obreiros do sucesso da empresa, merecem o devido reconhecimento e não apenas alguns cêntimos.

O SITE Sul e a Fiequimetal (CGTP-IN) continuarãoa acompanhar permanentemente todo este processo, empenhados em encontrar formas de valorizar o trabalho e melhorar as condições de vida dos trabalhadores da VW Autoeuropa.

É reafirmado o apelo a que os trabalhadores se concentrem na portaria, nos períodos de greve.

Greves noutras empresas do parque

Os trabalhadores de outras empresas do parque industrial da VW Autoeuropa decidiram, em plenários recentes, recorrer à greve.

Como revelou o SITE Sul, estão convocadas greves:

- na SAS, a 17 e 18 de Novembro, durante quatro horas por turno, pelo aumento extraordinário dos salários, pela melhoria das condições de trabalho, contra os elevados ritmos e cargas de trabalho nas linhas de produção;

- na Vanpro, empresa do mesmo grupo da SAS, desde as 15h20 de dia 24 de Novembro, até às 23h50 de dia 25, pelo aumento extraordinário dos salários, pela renegociação do aumento salarial para 2023, pela renegociação do plano de progressão de carreiras.

Fonte: Fiequimetal