Greve de 24 horas no próximo dia 10 de novembro na Casa da Misericórdia de Lisboa

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estarão em greve de 24 horas no próximo dia 10 de novembro de 2022 e irão concentrar-se no largo trindade coelho, lisboa, pelas 11 horas para exigir:

→ Atualização anual de salários para todos;
→ Descongelamento das progressões e contagem de todo o tempo para o seu efeito;
→ Uma diferenciação significativa entre níveis das tabelas salariais e
entre as diferentes tabelas;
→ Reforço de pessoal;
→ Revisão de carreiras e do seu enquadramento profissional;
→ Uma contratação coletiva que valorize e reforce os direitos dos trabalhadores.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa insiste na política de baixos salários e de desvalorização do trabalho e dos seus trabalhadores.

Depois de, no início de 2022, a Mesa ter novamente recusado aumentar o salário a todos, a situação dos trabalhadores a cada dia que passa vai-se agravando e existem poucas perspetivas de que algo venha a melhorar. Valendo o seu salário menos do que valia no início do ano, em resultado da estagnação salarial imposta pela Mesa, do brutal aumento do custo de vida, facto é que o salário dos trabalhadores e o seu poder de compra é cada vez mais inferior ao do ano anterior.

Paralelamente, esta Administração não prioriza a melhoria das condições de trabalho nem, tampouco, o reforço de pessoal o que resulta na deterioração dos serviços e apoios prestados aos mais vulneráveis.

A atuação da SCML não tem dignificado o processo negocial. A ausência de propostas ou as contrapropostas apresentadas, à nossa proposta de revisão do acordo de empresa, cingem-se à retirada de direitos já adquiridos e exemplo disso é a diminuição do número de férias e a majoração.

Assim, dia 10 de novembro estarão em greve e concentrados no Largo Trindade
Coelho entre as 11 horas e as 13 horas a lutar pelos seus direitos. Esta luta está a
ser desenvolvida pelos sindicatos que compõem a Comissão Negociadora Sindical.