Sector social: Greve e concentração no dia 21 junto ao Ministério do Tabalho

TRABALHADORES DO SECTOR SOCIAL GREVE NACIONAL DE 24.00 HORAS E CONCENTRAÇÃO JUNTO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO

21 DE OUTUBRO - 11:00 HORAS

 

Os trabalhadores do Sector Social – IPSS, Misericórdias e Mutualidades – irão estar em greve, entre as zero e as vinte e quatro horas do próximo dia 21 de Outubro e irão concentrar-se, pelas 11:00 horas, junto ao Ministério do Trabalho, na Praça de Londres, em Lisboa, numa acção de luta promovida pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, para exigirem aumentos salariais dignos e a sua retroactividade a Janeiro, o respeito pelos conteúdos profissionais contratualmente estabelecidos, o cumprimento dos horários de trabalho e a redução da duração de trabalho para as 35 horas semanais.

O Governo anualmente negoceia com as instituições do sector social, a actualização dos acordos de cooperação. Entre 2019 e 2021, estes acordos foram reforçados em 11%. Já em 2022, foram novamente actualizados em 3,6% para a generalidade das respostas sociais e foram reforçados em 8% para os ERPI e em 12% para os Centros de Dia, mas mais uma vez estes valores não reverteram para os que diariamente trabalham no sector e executam as funções sociais do Estado.

Os trabalhadores do sector social, não podem continuar a aceitar que ano após ano, os seus salários, as suas competências profissionais e as suas condições de trabalho sejam sistematicamente desvalorizadas e desconsideradas sob o pretexto da inevitabilidade e da sustentabilidade das Instituições. Não podemos aceitar que os trabalhadores percam salário e poder de compra, e as instituições recebam apoios extraordinários do Governo para fazer face ao aumento da inflação e do custo de vida, com retroactivos a Janeiro.