Exige-se na EDP urgente valorização salarial

A Fiequimetal já demonstrou ao Conselho de Administração Executivo da EDP que, face ao brutal aumento da inflação, é necessária uma revisão salarial e, em breve, apresentará uma proposta justa e realista para valorizar os salários.
É urgente o aumento dos salários para enfrentar o aumento do custo de vida - destaca a federação, num comunicado que emitiu ontem, dirigido aos trabalhadores das empresas do Grupo EDP.

Se os representantes patronais afirmam, como fizeram na última reunião com os sindicatos, que a administração está preocupada com o bem-estar dos seus trabalhadores, isso tem de traduzir-se num passo concreto: aumentar os salários, por forma a garantir esse mesmo bem-estar, do ponto de vista financeiro.

Na proposta que vai apresentar, a federação comprova que a administração tem condições para dar uma resposta positiva, considerando os lucros registados este ano e os dividendos distribuídos aos accionistas. Tal resposta será um contributo para que os trabalhadores recuperem o poder de compra perdido.

Outras matérias ainda pendentes

Na primeira reunião após as férias, a administração adiou, mais uma vez, o início da discussão das progressões nas carreiras, com a desculpa de que estará a estudar alterações nos perfis de enquadramento.

A Fiequimetal reafirmou a urgência desta matéria e fez saber que não aceitará alterações nos perfis que venham a colocar mais polivalência sobre os já sobrecarregados trabalhadores.

Não aceita também que sejam aplicados limites artificiais às avaliações de desempenho e defende que os pontos de avaliação sobrantes no momento da progressão devem manter-se na conta do trabalhador para utilização futura.

A administração fez saber que vai accionar a comissão paritária, para tentar resolver o problema que criou com a tentativa de forçar os pré-reformados a pedirem a reforma antes da idade legal. A Fiequimetal reitera a sua posição de respeito pela idade de reforma decretada pela Segurança Social, sem cortes.

A Fiequimetal colocou a necessidade de regulamentação urgente das compensações por activação do POAC-RD, que não estão a ser pagas, apesar das afirmações em contrário do presidente da E-Redes.

Fonte: Fiequimetal