Trabalhadores do Montepio Rainha D. Leonor em Greve

MontepioTrabalhadores da Montepio Rainha D. Leonor convocam greve para o dia 15 de Setembro de 2022 com piquetes de greve junto da Casa de Saúde e do Lar para exigir aumentos salariais e que o conselho de administração cumpra com o compromisso que assumiu em 2017 de aplicar o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) que se aplica aos trabalhadores das Instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Acresce que sendo uma IPSS o Montepio Rainha D. Leonor tem obrigatoriamente de aplicar aos trabalhadores ao seu serviço o CCT das IPSS e nunca o fez na sua plenitude.

Ao longo do tempo foram retirados direitos aos trabalhadores com o aumento das cargas horárias semanais de trabalho, corte no pagamento do trabalho prestado em dia feriado, não aplicação da majoração de férias entre outros.

Este conselho de administração contribuiu significativamente para a redução dos rendimentos dos trabalhadores ao não corrigir o corte do subsidio de turno no Lar, efectuado pela anterior direcção. Situação lamentável ocorrida em plena pandemia onde os trabalhadores deram tudo o que podiam, incluído ficaram confinados dentro da Instituição durante 24 horas e durante vários dias para assegurarem o funcionamento e apoio àqueles que deles dependiam.

Aos trabalhadores da Casa de Saúde nunca o Montepio pagou o subsidio de turno devido pela aplicação do CCT.

Durante vários anos foi feita a tentativa de negociar um Contrato Colectivo de Trabalho que permitisse ultrapassar todas estas situações, no entanto verificou-se que o Montepio Rainha D. Leonor, através da negociação deste novo CCT não pretendia valorizar os trabalhadores ao seu serviço mas sim legitimar e manter o corte de direitos que tem vindo a efectuar e não cumprir o CCT dos trabalhadores das IPSS.

Os trabalhadores não aceitam o corte nos rendimentos e direitos que o Montepio persiste em manter e agravar. Rejeitam o ataque às carreiras profissionais, a eliminação da progressão nas carreiras, o corte no trabalho suplementar, o retrocesso para a semana com 6 dias de trabalho entre outros.

Os trabalhadores exigem:

1. Aumentos Salariais;

2. Aplicação imediata do Contrato Colectivo de Trabalho para os Trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social

Face à postura do conselho de administração do Montepio Rainha D. Leonor, os trabalhadores estarão em greve no dia 15 de Setembro, com piquetes à porta das instalações da Casa de Saúde e do Centro de Apoio aos Idosos Dr. Ernestos Moreira, a partir das 7h45.

Pelas 10h30 irá realizar-se a concentração dos piquetes de greve e conferência de imprensa junto do Montepio Rainha D. Leonor (R. do Montepio n.º 9 Caldas da Rainha), com a presença da Secretária Geral da CGTP-IN – Isabel Camarinha.