Centro Hospitalar do Oeste
A denúncia foi determinante para a renovação dos contratos de 15 enfermeiros em abril, MAS a iminência de despedimento regressou!
A 28 de abril, o SEP levou a efeito uma denúncia pública, junto ao Hospital de Caldas da Rainha.
A não autorização, pelo Ministério da Saúde, da renovação dos contratos que terminam no fim de abril acarretaria um agravamento das condições laborais e a diminuição na qualidade, quantidade e segurança dos cuidados de saúde.
A iniciativa de 28 de abril, com excelente divulgação pela Comunicação Social, permitiu que a 29 de abril, pelas 21 horas, os enfermeiros fossem informados da renovação dos seus contratos por mais 4 meses.
Estando a chegar ao fim estes 4 meses abate-se outra vez a incerteza!
Esta recorrente situação nas instituições públicas é inadmissível assim como a não vinculação destes Enfermeiros definitivamente, valorizando a Enfermagem e do Serviço Nacional de Saúde.
Para tal é urgente, que o Ministério da Saúde autorize não só e, desde já, a vinculação definitiva destes Enfermeiros, mas que, sobretudo aprove os “Mapas de pessoal” das instituições, para que estas possam vincular e contratar, os Enfermeiros (e outros profissionais), que têm sido indispensáveis para responder às necessidades assistenciais das populações.
Fonte: SEP