Trabalhadores do Hotel Vila Galé Cerro Alagoa estiveram reunidos, no passado dia 17, para analisar a situação social e laboral naquele estabelecimento, tendo os trabalhadores manifestado um grande descontentamento com os baixos salários que recebem, naquele caso 770€ de salário base.
O sindicato apresentou à administração uma proposta de aumento salarial de 100€, com efeitos a 1 de Janeiro, e pediu uma reunião para tentar obter um acordo que pudesse ir de encontro à proposta apresentada. A reunião realizou-se hoje, tendo a administração recusado qualquer actualização salarial, acrescentando que os trabalhadores quando aceitaram ir trabalhar já sabiam o salário que iam receber.
Os trabalhadores irão reunir novamente na próxima quarta-feira, dia 24, para analisar a resposta da administração e o sindicato irá também realizar plenários noutros hotéis do grupo nos próximos dias.
Este exemplo comprova, mais uma vez, aquilo que o sindicato tem dito. Que o principal motivo para a dificuldade em atrair trabalhadores para o sector do Turismo são os baixos salários que os patrões estão a pagar. E esta situação também torna mais claro que a intenção dos patrões, quando estão a pedir ao Governo para facilitar a vinda de trabalhadores de outros países, é manter os baixos salários no sector e facilitar o aumento da exploração para continuar a aumentar os lucros.
O Sindicato da Hotelaria do Algarve irá continuar a exigir ao Governo e aos patrões o aumento dos salários e a melhoria das condições de trabalho para todos os trabalhadores - portugueses e estrangeiros - e a apelar aos mesmos para que se unam e organizem com o sindicato para dar mais força à luta por melhores condições de vida para todos.
FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve