Negociações de revisão da tabela salarial da OGMA foram concluídas

ACTUALIZAÇÃO SALARIAL

As negociações de revisão da tabela salarial da OGMA foram concluídas no passado dia 21, após uma reunião extra, que não estava inicialmente agendada. O calendário destas reuniões chegou a prever uma interrupção das negociações durante o período de férias e o seu reatamento no final de Agosto. Contudo, o incêndio que destruiu o edifício dos Tratamentos Electrolíticos no início do corrente mês veio colocar uma urgência adicional na conclusão destes trabalhos. A interrupção, ainda que temporária, do importante trabalho prestado no edifício dos Tratamentos Electrolíticos é, para nós, razão de preocupação, pelo potencial que tem de disrupção nas cadeias produtivas da OGMA. Não pudemos deixar de ter este elemento em conta, no contexto da possibilidade de uma rápida conclusão das negociações salariais.

Na reunião de 21 de Julho, foi alcançado um acordo, ao qual o STEFFAs deu o seu aval, que contempla:

- Actualização de todos os níveis da tabela salarial em 2,0%, com efeitos a 01/06/2022; - Actualização de todos os níveis da tabela salarial em 3,5%, com efeitos a 01/01/2023; - Extinção dos níveis 10 e 11 da tabela salarial, com efeitos a 01/01/2023.

É certo que no capítulo da actualização da tabela salarial ficámos aquém daquilo que constava no caderno reivindicativo, mas não podemos deixar de valorizar o crescimento, que irá ocorrer nos próximo seis meses, de todos os salários na OGMA em 5,5%.

Quanto à extinção dos níveis 10 e 11 da tabela (uma proposta do STEFFAs aprovada em plenário de trabalhadores e agora aceite pela empresa), trata-se de uma vitória muito importante na luta por um modelo de melhores salários na OGMA. Com a eliminação dos dois níveis mais baixos, em 01/01/2023, o salário mínimo de admissão na empresa sofrerá um significativo impulso, passando de 752 € (valor do actual nível 10) para cerca de 890 € (valor do nível 12 após as actualizações de 2,0% + 3,5%).

Este aumento (cerca de 138 €) faz, finalmente, o salário mínimo na OGMA descolar do Salário Mínimo Nacional, de forma visível, colocando-o também acima do patamar dos 850 €, o que configura para nós o conquistar de importantes reivindicações. As várias dezenas de trabalhadores colocados no nível 11, os que têm os salários mais baixos na empresa (actualmente não há trabalhadores no nível 10), terão, com o reposicionamento no nível 12 e as actualizações, um aumento de cerca de 95 €, o que é para nós motivo de congratulação. Mas a importância desta medida vai bem mais além, pois com ela criam-se melhores condições para atrair, motivar e fixar futuros trabalhadores na empresa.

O STEFFAs aproveita para desejar boas férias a todos os trabalhadores e suas famílias e, para os que já estão de volta, um bom regresso ao serviço.

Fonte: STEFFAs