Greve forte na AIS Portugal exige respostas positivas

Os trabalhadores da AIS Portugal, em Montemor-o-Novo, aderiram em massa à greve de ontem, para exigir negociação e resposta às preocupações e reivindicações apresentadas e que a gerência não tem querido negociar. O SITE Sul admite nova luta, embora aguarde uma reacção patronal a este forte protesto.

A adesão à greve na Automotive Interior Systems Portugal, Lda. foi praticamente total, no turno na manhã, e manteve-se em cerca de 90 por cento, nos restantes turnos.

Osindicato salientou que ficou clara a exigência dos trabalhadores, para que a empresa se disponibilize a reunir, para ouvir, negociar e procurar dar resposta às preocupações colocadas.

Após dois plenários com grande participação e depois de várias insistências do SITE Sul, durante o mês de Junho, a gerência continuou (e continua) sem responder aos pedidos de reunião e outras diligências feitas com o objectivo de encontrar soluções para as justas reivindicações dos trabalhadores.

Perante a intransigência e a arrogância patronais, os trabalhadores decidiram fazer esta greve, para mostrarem todo o seu mal-estar e descontentamento.

O SITE Sul recordou que a AIS Portugal tem um histórico de não valorização dos seus trabalhadores (nomeadamente das suas carreiras profissionais) e de insistência na perpetuação de vínculos precários. A sua falta de capacidade negocial vai para além da resposta às reivindicações.

Depois de obter resposta a um novo pedido reunião com a gerência, o sindicato convocará um plenário de trabalhadores, para analisar as respostas patronais ao caderno reivindicativo. Se a reunião for recusada ou se as respostas não foram positivas, o SITE Sul admite que os trabalhadores poderão decidir a realização de uma nova luta, em Setembro, com concentração à porta da fábrica.

Fonte: Fiequimetal