A Direcção Regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional de Beja (STAL), tem vindo a reunir-se com as Câmaras Municipais de Ferreira do Alentejo, Ourique, Almodôvar, Mértola e Barrancos, no sentido de renegociarem o Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP), que prevê os 25 dias de férias dos trabalhadores das autarquias.
Vasco Santana, Coordenador da Direcção de Beja do STAL, explicou à Planície como está a correr esse acordo: “A Direcção Regional do STAL tem estado nos últimos meses mais atenta e actuante no que diz respeito a um conjunto de autarquias que não renegociaram o ACEP. Este acordo é uma ferramenta essencial para termos a reposição dos 25 dias de férias e outras matérias”.
No distrito de Beja, o coordenador adiantou que “já temos muitos acordos assinados com a maioria das autarquias e restam cinco que ainda não renegociaram”.
Apesar disso, “a Câmara de Barrancos está disponível para assinar o acordo e as Câmaras de Mértola, Almodôvar e Ourique, também já mostraram essa intenção”.
Quanto à autarquia de Ferreira do Alentejo, Vasco Santana afirmou que por enquanto “ainda estamos no processo inicial e esperemos que até ao fim dos próximos dois meses haja acordo. É um caminho que temos de prosseguir para termos os direitos que nos foram retirados”, conclui o sindicalista.
A STAL pretende assim a reposição dos 25 de férias retirados aos trabalhadores das autarquias.