No próximo dia 11 de Agosto, os enfermeiros vão estar na Rua Augusta a prestar cuidados à população com duas bancas distintas, “corpo em forma” e “mente em forma”, que avaliarão a saúde física e mental a quem por lá passar.
Pretende-se evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que são um garante da saúde das populações, pois neste tempo acentuaram-se de forma preocupante, atrasos na prestação de cuidados essenciais. Os cuidados de saúde são mais do que a resposta à pandemia!
A carência generalizada de enfermeiros há vários anos, tornada pública pelo SEP nunca foi colmatada e o recurso a horas extraordinárias, já era uma realidade nos serviços, mesmo antes da pandemia. O presente contexto veio evidenciar e intensificar os vários problemas que já existiam no SNS.
Reivindicamos:
- A justa contagem de pontos para efeitos de progressão a todos os enfermeiros;
- A urgente contratação de enfermeiros com vínculo efectivo;
- A harmonização de direitos entre enfermeiros com vínculos contratuais diferentes, desde logo, pelo direito aos mesmos dias de férias;
- Medidas de compensação do risco e penosidade da profissão, nomeadamente através da Aposentação mais cedo.
O governo reconhece o esforço e dedicação dos Enfermeiros, mas continua sem resolver problemas que se têm vindo a agravar.
Fonte: SEP