Inserida no programa de iniciativas comemorativas que decorrem até ao dia 1 de Outubro, a exposição do cinquentenário da CGTP-IN estará patente ao público na Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, até dia 15 de Julho. É constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: (i) Fundação, (ii) 1.º de Maio, (iii) Aniversários, (iv) Greves Gerais e (v) Congressos.
A 1 de Outubro de 2020 completaram-se 50 anos desde que quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.
Os trabalhadores no distrito de Santarém têm uma relação histórica e profunda com as raízes e a luta da CGTP-IN, tendo também tido um papel fundamental na conquista e defesa de todos os trabalhadores em Portugal.
Fonte: União dos Sindicatos de Santarém