Isabel Camarinha participa amanhã na concentração de trabalhadores não docentes de Lisboa

Isabel Camarinha participa na concentração de trabalhadores não docentes de LisboaOs trabalhadores não docentes de Lisboa estarão em greve amanhã e irão concentrar-se, a partir das 10 horas, em frente à Câmara Municipal de Lisboa, no Largo do Município, para dizer não à precariedade e exigir a integração urgente de todos os trabalhadores não docentes das escolas de Lisboa. Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN participará na concentração.

Estes trabalhadores que estarão em greve neste dia para dizer não à precariedade e exigir a integração urgente de todos os trabalhadores não docentes das escolas de Lisboa.

No âmbito da Municipalização dos serviços em curso, os trabalhadores não docentes da Cidade de Lisboa, passaram a ser geridos pela CM de Lisboa, deixando essa gestão de ser feita pela Ministério da Educação.

A CM de Lisboa desde Setembro de 2020, contratou mais de 150 trabalhadores a ”recibo verde” para as Escolas Públicas de Lisboa.

O distrito de Lisboa é o único município que contrata de forma ilegal, trabalhadores não docentes a recibo verde.

Paralelamente a CM de Lisboa não informa (de forma escrita e clara) os trabalhadores nem as Escolas de matérias vitais como férias ou avaliação de desempenho.

Relativamente à avaliação e desempenho dos trabalhadores, a CM de Lisboa impede o acto eleitoral dos representantes da Comissão Paritária do SIADAP, não promovendo esse acto (com atraso de vários anos), comprometendo o direito à avaliação dos trabalhadores.

A CM de Lisboa recebeu em Dezembro de 2020, proposta de acordo colectivo para os trabalhadores não docentes, ao qual não iniciou processo negocial.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito da Jornada de Acção e Luta que a CGTP-IN realiza de 21 de Junho a 15 de Julho, em todos os sectores e em todo o país, com greves, paralisações, plenários e acções de rua, sob o lema “Pelo aumento geral dos salários! Pelo emprego com direitos! Pela revogação das normas gravosas da legislação laboral!”