Paragem não pode condicionar negociações na VW Autoeuropa

As paragens de produção por falta de componentes (como a que deverá iniciar-se esta quinta-feira) não podem servir para condicionar o processo reivindicativo, salienta a Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa, insistindo na exigência de respostas às reivindicações e aos problemas colocados.

Os trabalhadores, como afirmaram nos últimos plenários e através do resultado expressivo da votação do pré-acordo (20 e 21 de Maio), exigem aumento real do salário em 2021, com retroactivos a Janeiro, como uma das respostas sérias às suas justas reivindicações.

A administração, ao protelar o reinício da negociação, continua a assumir uma postura que, para além de não contribuir para a solução, aumenta o descontentamento no seio dos trabalhadores.

No comunicado reafirma-se que a administração tem todas as condições para responder aos anseios dos trabalhadores, para o que deve retomar as negociações e abandonar a desrespeitosa posição que tem assumido em relação àqueles que têm sido determinantes para que a empresa atinja resultados de sucesso ao longo dos anos.

Assinala-se ainda que a VW Autoeuropa tem tido múltiplos apoios legais, económicos e financeiros por parte do Estado português, como recentemente sucedeu com o recurso ao lay-off simplificado e apoios à retoma da economia.

Ainda os ritmos de trabalho

A Comissão Sindical do SITE Sul afirma que continua a ser contactada diariamente por muitos trabalhadores que apresentam queixas relacionadas com ritmos de trabalho extenuantes e elevadas cargas de trabalho, principalmente na área da Montagem. Também o «mix» praticado nas linhas desta área em nada contribui para que as condições de trabalho sejam as desejadas, no sentido de preservar a saúde dos trabalhadores.

De igual forma, os horários praticados em nada contribuem para a recuperação física e psicológica dos trabalhadores.

FONTE: Fiequimetal

Ora, tendo em conta estas situações, a administração e a direcção da área deveriam intervir, fazendo os investimentos necessários, no sentido de melhorar no imediato as condições de trabalho.