Autoeuropa deve garantir emprego em vez de despedir

Autoeuropa deve garantir emprego em vez de despedirO SITE Sul vai promover uma sessão de esclarecimento para os trabalhadores despedidos pela VW Autoeuropa. Numa reunião com a administração, o sindicato insistiu que a empresa tem condições e obrigação de garantir o emprego.

O sindicato vai realizar a sessão de esclarecimento no dia 22, terça-feira, pelas 15h00, na sua sede, em Setúbal.

Esta iniciativa foi tomada para dar resposta aos muitos contactos que o SITE Sul tem recebido por parte de trabalhadores envolvidos em processos de despedimento. Poderá assistir qualquer trabalhador que a VW Autoeuropa tenha despedido, seja ou não associado do sindicato.

Será, no entanto, necessário contactar previamente dirigentes, delegados ou os serviços (tel. 265-534-391) do sindicato, para criar condições para que a reunião decorra respeitando as normas de saúde e segurança.

O sindicato mantém a sua posição de que a VW Autoeuropa tem todas as condições para passar a efectivos os 55 trabalhadores a quem não renovou agora os contratos, tal como deveria ter feito com os 125 trabalhadores das carroçarias e todos os outros que saíram também.

A verdade é que existe falta de trabalhadores nas linhas, devido a ausências prolongadas por doenças, e intensificam-se os ritmos e cargas de trabalho, obrigando a administração a recorrer a trabalho temporário em condições precárias.

Para o SITE Sul, a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais é a solução para garantir o emprego e uma melhor conciliação do trabalho com a vida familiar e social dos trabalhadores.

Não se pode admitir que uma multinacional, a gerar lucros há décadas, tenha recorrido a apoios do Estado, através do lay-off simplificado e de apoios à retoma da economia, e venha agora despedir trabalhadores.

O SITE Sul assinala que isto ocorre com a conivência do Governo PS e do Presidente da República, que nunca se pronunciaram sobre a matéria.

Por outro lado, a VW Autoeuropa deve pagar a totalidade do prémio de objectivos aos 55 trabalhadores que saíram agora, tal como deveria ter pago o valor proporcional a todos os outros anteriormente despedidos.

FONTE: FIEQUIMETAL