Os trabalhadores vigilantes / portuários da Prosegur fazem esta manhã uma concentração de denúncia e protesto no Porto de Leixões, em frente à Capitania. Exigem à Ronsegur que os seus direitos sejam garantidos na mudança de empresa no Porto de Leixões.
O STAD, ao ter conhecimento que neste local de trabalho vai haver uma mudança de empresa a partir do próximo dia 1 de Janeiro, (vai sair a Prosegur e entrar a Ronsegur) imediatamente solicitou uma reunião à administração do APDL - Porto de Leixões para conhecer oficialmente a situação.
Esta reunião já foi realizada no passado dia 18 Novembro. A Administração da APDL - Porto de Leixões não assumiu nenhum compromisso de exigir à Ronsegur a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores nesta mudança de empresa, ao contrário do que tem acontecido em outros concursos públicos a nível nacional, como no Ministério do Trabalho.
A concentração conta com a participação solidária de Isabel Camarinha, Secretária-geral da CGTP-IN.
Comunicado do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas, e Actividades Diversas aos trabalhadores vigilantes / portuários da Prosegur a trabalhar no Porto de Leixões:
OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS VIGILANTES / PORTUÁRIOS DA
PROSEGUR A TRABALHAR NO CLIENTE
PORTO DE LEIXÕES
EXIGEM À RONSEGUR:
• A APLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE ESTABELECIMENTO
• OS SEUS DIREITOS NA SUCESSÃO DE EMPRESAS NO CLIENTE
• O CUMPRIMENTO DO CCT/ STAD
CONCENTRAÇÃO DE
DENÚNCIA E PROTESTO
10.DEZEMBRO – 5ª. FEIRA - DAS 11:00 H ÀS 13:00 H
PORTO de LEIXÕES – EM FRENTE Á CAPITANIA
PARTICIPAÇÃO SOLIDÁRIA DE ISABEL CAMARINHA, SECRETÁRIA-GERAL DA CGTP-IN
PELA APLICAÇÃO DA TRANSMISSÃO DE ESTABELECIMENTO!
PELO DIREITO AO LOCAL DE TRABALHO COM DIREITOS!
COMPANHEIRO E COMPANHEIRA
Os trabalhadores e trabalhadoras vigilantes / portuários da PROSEGUR exigem à RONSEGUR que os seus direitos sejam garantidos na mudança de empresa no cliente PORTO DE LEIXÕES!
O STAD, ao ter conhecimento que neste local de trabalho vai haver uma mudança de empresa a partir do próximo dia 1.Janeiro.2021, ou seja, vai sair a PROSEGUR e entrar a RONSEGUR, imediatamente solicitou uma reunião à Administração do cliente APDL - PORTO DE LEIXÕES para conhecer oficialmente a situação.
Esta reunião já foi realizada no passado dia 18.Novembro.
O que se passou? A Administração da APDL - PORTO DE LEIXÕES não assumiu nenhum compromisso de exigir à RONSEGUR a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores nesta mudança de empresa, ao contrário do que tem acontecido em outros concursos públicos a nível nacional, como no Ministério do Trabalho!
COLEGA E CAMARADA
A Administração da APDL - PORTO DE LEIXÕES afirmou que, se tem interesse na manutenção dos trabalhadores devido ao seu conhecimento e experiência, contudo, essa manutenção implicaria um maior custo para a nova adjudicação!
A Administração da APDL - PORTO DE LEIXÕES informou também que a decisão da adjudicação já tinha sido enviada para a PROSEGUR e para a RONSEGUR no passado dia 9 de Novembro.
A PROSEGUR, entretanto, já assumiu oficialmente que avançará com a Transmissão de Estabelecimento, tendo já enviado essa comunicação ao STAD.
A RONSEGUR, contudo, ainda não assumiu nenhuma posição oficial – existe somente uma intenção VERBAL, que foi transmitida ao STAD, da sua intenção de ficar com os trabalhadores com a sua antiguidade, não reconhecendo, porém, a IMPORTANTE FIGURA LEGAL DA TRANSMISSÃO DE ESTABELECIMENTO!
Apesar do esforço do Ministério do Trabalho para a marcação de uma reunião conjunta, com caracter de urgência, para esclarecimento das posições das partes, as empresas apenas se disponibilizaram para reunir no próximo dia 21 de Dezembro, provocando assim, maior angústia e incerteza aos trabalhadores quanto ao seu futuro!
EXIGIMOS À RONSEGUR QUE NESTA MUDANÇA DE EMPRESA NO
PORTO DE LEIXÕES SEJAM SALVAGUARDADOS OS DIREITOS DOS
TRABALHADORES, PRINCIPALMENTE A EFETIVIDADE E A ANTIGUIDADE!
CAMARADAS E COLEGAS
O STAD nesta situação já:
• Solicitou uma reunião URGENTE ao Ministério do Mar – aguardando-se a sua marcação!
• Realizou um plenário de trabalhadores com uma afluência da quase totalidade dos trabalhadores onde foi manifestada a vontade de lutar pelos seus direitos – e aprovou a concentração de dia 10-12-2020!
O DIREITO AO TRABALHO, À ANTIGUIDADE
E À EFECTIVIDADE, SÃO DIREITOS IRRENUNCIAVEIS!
TODOS E TODAS À
CONCENTRAÇÃO DE
DENÚNCIA E PROTESTO
Dia 10.DEZEMBRO – 5ª. FEIRA - DAS 11:00H ÀS 13:00H
LOCAL – PORTO de LEIXÕES – EM FRENTE À CAPITANIA
A LUTA CONTINUA – VENCEREMOS!
UNIDOS, ORGANIZADOS E EM LUTA, NO STAD, VENCEREMOS!
A UNIÃO FAZ A FORÇA – STAD, FORÇA SINDICAL!