Os trabalhadores da Randstad II vão passar para a Intelcia, da Altice, por via da “ transmissão de estabelecimento” acordado ente as duas empresas.
Porém, na Randstad II ou da Intelcia, os trabalhadores continuarão em “outsourcing”; passarão apenas a trabalhar numa empresa do Grupo Altice mas não serão trabalhadores da Altice, ao contrário do que é a sua reivindicação. Continuarão sem os direitos do Acordo Colectivo de Trabalho desta empresa, sem direito aos mesmos vencimentos, as mesmas carreiras, entre outros.
Informação da FECTRANS
Não basta apenas a mudança de nome da empresa
Na passada semana realizou-se uma reunião entre o SNTCT/FECTRANS, a RANDSTAD e a INTELCIA, onde se discutiu a transmissão de estabelecimento.
Foi dada a informação que, por acordo entre a RANDSTAD e a Altice irão dar início à transmissão de estabelecimento de todos os activos da RANDSTAD na Intelcia, já a partir de 1 de Dezembro e que os trabalhadores irão começar a ser todos informados.
A representante da Randstad disse que a participação do SNTCT nesta reunião era importante e que iria brevemente enviar toda a documentação escrita.
A Representante da Intelcia disse que aos trabalhadores serão assegurados os vencimentos e a antiguidade, e que irão também receber um plano de saúde.
O SNTCT/FECTRANS, disse que iria aguardar a informação escrita do processo de TRANSMISSÃO DE ESTABELECIMENTO, e perguntou se o plano de saúde seria comparado a algum dos existentes na Alice?, ao que reponderam que não, considerando no entanto que era mais uma vantagem que a empresa iria atribuir.
O facto de passarem a ser trabalhadores com vínculo à Intelcia, não será muito diferente da situação actual.
Ser trabalhador da Randstad II ou da Intelcia, continuarão na mesma forma a ser trabalhadores em Outsourcing, apenas passarão a trabalhar numa empresa do Grupo Altice, mas não serão trabalhadores da Altice, ao contrário do que é a sua reivindicação.
Continuarão a não ter acesso aos direitos do ACT/PT, a não ter direito aos mesmos vencimentos, às mesmas carreiras, entre outros.
A atribuição de um plano de saúde, para quem apenas têm a Segurança Social, poderá ser vantajoso, falta conhecer quais os benefícios abrangidos.
As condições de trabalho, dos locais de trabalho, ou agora nesta fase que estão em teletrabalho, a suportar os custos com internet, electricidade entre outros irão sofrer alterações e melhorias?
Serão negociados/aplicados aumentos salariais em 2020 e 2021?
A reivindicação dos trabalhadores em serem integrados na Empresa/operador, como é que vai ficar?
É que ser trabalhador da Intelcia pouco ou nada acrescenta.