Integrada na Semana Nacional de Luta do sector da Saúde, realizou-se hoje, frente de Portalegre, uma acção de recolha de assinaturas de utentes e trabalhadores num abaixo-assinado por mais e melhor SNS.
Informação da USNA - União dos Sindicatos do Norte Alentejano:
Uma delegação da USNA - União dos Sindicatos do Norte Alentejano, SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e STFPSSRA - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, estiveram hoje, dia 4 de Novembro, frente ao Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, numa acção de recolha de um abaixo-assinado junto de utentes e trabalhadores da ULSNA - Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.
Neste abaixo-assinado, que será enviado ao Conselho de Administração da ULSNA, exige-se:
- Regularização de todos os vínculos precários (independentemente do tipo) com a passagem a efectivos desses profissionais de saúde.
- A contratação efectiva de mais profissionais de saúde para a ULSNA.
- Dignificação das carreiras do pessoal da saúde.
A falta de trabalhadores no sector da saúde tornou-se mais evidente durante a situação de pandemia mas trata-se de um problema antigo, particularmente grave no distrito de Portalegre. Os profissionais da saúde, dos vários sectores, enfermeiros, médicos, administrativos, auxiliares da saúde (integrados na carreira de assistente operacionais) e técnicos de diagnóstico estão exaustos e sem perspectivas de carreira. É preciso passar das palavras aos actos e dos elogios e reconhecimento à acção.
Esta iniciativa está integrada na semana de luta da saúde, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e decorre de 2 a 6 de Novembro em todo o país. Os trabalhadores estão em luta por mais e melhor SNS - Serviço Nacional de Saúde, com mais trabalhadores, mais salário e mais direitos.
FONTE: USNA - União dos Sindicatos do Norte Alentejano