O lay-off terminou ontem e os 120 trabalhadores dos bares dos comboios vão apresentar-se hoje, às 9 horas, nas estações de Campanhã e de Santa Apolónia, para retomar o trabalho, apesar da falta de acordo nas negociações dos dois últimos dias, entre a concessionária, Risto Rail/Lufthansa, e a CP.
Comunicado de imprensa da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal:
MANTÉM-SE O IMPASSE ENTRE A CP E A LUFTHANSA
OS BARES DOS COMBOIOS NÃO ABREM
Na sequência das reuniões realizadas no Ministério do Trabalho, a Risto Rail/Lufthansa e a CP estiveram a negociar ontem e hoje, mas não foi obtido qualquer acordo,.
Assim, terminado o lay-off, os 120 trabalhadores vão apresentar-se amanhã pelas 9 horas, em Campanhã e Santa Apolónia para trabalhar.
A Risto Rail e a CP vão praticar lock- out, se impedirem os trabalhadores o acesso ao local de trabalho, ou recusarem o trabalho e instrumentos de trabalho.
Além disso, o encerramento dos bares dos comboios representa uma ilegalidade e configura a prática de um crime, por força do disposto nos artigos 311.º, 312.º e 316.º do Código do Trabalho.
Os sindicatos vão requerer intervenção da ACT e exigir uma atuação exemplar desta autoridade, coerciva e penalizadora, com o levantamento de autos de notícia, aplicação de coimas, bem como a comunicação ao Ministério Público nos casos de encerramento ilícito de empresas ou estabelecimentos.
Amanhã, pelas 9:30 horas, em Campanhã, será dada uma CONFERÊNCIA DE IMPRENSA para denunciar publicamente esta situação criada pela CP em Lufthansa.
Lisboa, 31 de julho de 2020