Os trabalhadores da empresa CARL ZEISS (Óptica), em Setúbal e o STIV - Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira/CGTP-IN responderam à atitude unilateral da empresa de romper com as negociações salariais em curso, através da realização de três plenários, diurno e nocturnos, nos dias 29 e 30 de Junho, nos quais se debateu e aprovou uma nova posição negocial a apresentar na reunião do dia 2 de Julho com a Administração. Na sequência dos resultados desta reunião, serão decididas novas formas de luta.
A Administração tentou dissuadir a participação dos trabalhadores nos plenários, através de um comunicado enviado no domingo, com o argumento do "estado de calamidade" na Área Metropolitana de Lisboa e a "proibição" de ajuntamentos superiores a 10 pessoas.
O Sindicato respondeu à empresa no mesmo domingo, pois as reuniões gerais de trabalhadores não são "ajuntamentos" na via pública e a actividade sindical nunca esteve suspensa em tempo de pandemia, pelo que a empresa teria de cumprir a lei.
Os plenários realizaram-se, como previsto, no espaço do parque de estacionamento da fábrica (conforme as fotos ilustram), com forte participação dos trabalhadores e as respectivas medidas de segurança e saúde, designadamente a distância física entre todos.
É com esta unidade, força e confiança que os aumentos salariais se conquistam e os direitos defendem!
Vivam os trabalhadores da CARL ZEISS!
FONTE: STIV - Sindicato da Indústria Vidreira