A USL - União dos Sindicatos de Lisboa vai realizar uma concentração, no dia 25 de Junho, às 16:00 horas, no Rossio, seguida desfile até Praça do Município. A iniciativa é integrada na Semana Nacional de Luta, de 22 a 26 de Junho, que a CGTP-IN convocou para “Defender a saúde e os direitos dos trabalhadores! Garantir emprego, salários, serviços públicos”.
Informação da União dos Sindicatos de Lisboa
25 de Junho, Concentração no Rossio – Praça do Município, às 16:00
A União dos Sindicatos de Lisboa vai realizar acções em vários concelhos do distrito de Lisboa na semana integrada na Semana Nacional de Luta com acções nos locais de trabalho e na rua em todos os sectores e regiões, com o lema: Vamos à luta para defender a saúde e os direitos dos trabalhadores! Garantir emprego, salários, serviços públicos.
No dia 25 de Junho vamos estar em Lisboa, concentração às 16:00 no Rossio com desfile para a Praça do Município.
Estas acções de luta realizam-se num quadro de aproveitamento da situação epidémica, o patronato avança na tentativa de retirada de direitos, violando direitos elementares dos trabalhadores, desde o direito à segurança e saúde no local de trabalho, ao direito às férias, a alterações unilaterais de horários de trabalho, à supressão de suplementos remuneratórios, a despedimentos e aos abusos na utilização do teletrabalho e à acumulação do regime do lay-off com a actividade normal e, em alguns casos, mantendo mesmo a sua actividade subsidiada. Para além das questões da saúde, existem reivindicações dos trabalhadores que não podem ficar sem resposta por parte do patronato e do governo, nomeadamente: o aumento geral dos salários para todos os trabalhadores em 90€; a fixação do SMN nos 850€; a erradicação da precariedade; as 35 horas de trabalho semanal para todos, a revogação da caducidade da contratação colectiva e a reposição do principio do tratamento mais favorável.
Por isso vamos à luta para garantir salários, emprego e serviços públicos.