A MEDWAY não pagou o subsídio de refeição aos trabalhadores a quem pediu que permanecessem em casa, no período mais crítico da pandemia. Na passada terça-feira, o SNTSF – Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário reuniu com a empresa mas esta manteve a sua posição, pelo que o sindicato irá intervir pela via jurídica para defender aquele direito dos trabalhadores. O cumprimento da aplicação do acordo de empresa e o regulamento de carreiras foi, porém, o tema central da reunião, nomeadamente, o processo de elaboração das escalas de serviço.
Informação do SNTSF – Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário :
MEDWAY – Avançar na resolução, clarificar e aplicar o acordado
O SNTSF reuniu no passado dia 9 de junho com a administração da MEDWAY, onde foram debatidos os seguintes assuntos:
O cumprimento da aplicação do acordo de empresa e regulamento de carreiras na sua plenitude, nomeadamente na elaboração das escalas evitando situações que têm sido recorrentes em particular no sector fixo e que em nada abonam na qualidade de vida dos trabalhadores. Semanas de trabalho de 7 dias consecutivos, constantes alterações às escalas de serviço alterando inclusive os seus períodos de descanso muitas das vezes sem a devida antecedência para que os trabalhadores organizem as suas vidas, cargas horárias semanais desproporcionais que no entender do SNTSF nada justifica, no sector itinerante.
Independentemente de existir uma ligeira evolução o SNTSF continua a reiterar uma maior uniformização das escalas (que também contribuirá para a conclusão do processo de certificações) bem como uma maior celeridade nas alterações pontuais de modo a permitir que os trabalhadores organizem as sua vidas e corrigindo dessa forma, algumas falhas na interpretação do AE.
A aplicação do que se encontra definido e que é o entendimento do SNTSF no computo das 12 semanas, ou seja, o computo é calculado na medida da proporcionalidade do trabalho efetuado e não contando os dias de calendário da realização do trabalho.
Na sequência da discordância do sindicato face à posição da empresa, em não abonar o subsídio de refeição aos trabalhadores que a pedido da mesma, durante o período de pandemia permaneceram em casa sem serviço, ficou o SNTSF de intervir juridicamente para defender o abono.
O sindicato reforçou a necessidade de ser encontrada uma solução para os trabalhadores que resultante da sua escala, não tem transportes para a entrada ou retirada de serviço, sem que a solução passe por utilizar unidade hoteleiras, ficando a empresa de “estudar” uma eventual alternativa.
O processo de avaliação de desempenho referente ao ano de 2019, finalmente foi concluído. Os trabalhadores serão informados em breve da sua avaliação, mas a empresa já atualizou previamente o índice salarial dos trabalhadores que tiveram evolução por via da sua avaliação de desempenho com a retroatividade respetiva. O período de análise referente ao ano de 2020 terminou no passado dia 30 de Abril e o referente processamento irá ocorrer no mês de Setembro.
O SNTSF entregou mais uma vez, um conjunto de melhorias a serem equacionadas relativamente às condições de trabalho, esperando que problemas que já foram identificados há bastante tempo sejam resolvidos.
Foi colocada a necessidade de ser iniciado um processo de negociação coletiva na empresa Maintenance & Repair que faz parte do grupo MSC, onde os trabalhadores não estão abrangidos por nenhuma convenção coletiva de trabalho.
O Sindicato irá continuar nos locais de trabalho a acompanhar a evolução e rectificação dos problemas abordados na reunião.