O Governo foi almoçar com as associações patronais da hotelaria e restauração, recebeu mais 11 reclamações do patronato, comprometeu-se a analisar cada uma delas, designadamente, a redução do IVA da restauração, dinheiro a fundo perdido, redução de taxas, etc., mas ainda não teve tempo de reunir com os sindicatos do sector e ouvir, de viva voz, a dramática situação social de milhares de trabalhadores sem emprego e sem salário.
Comunicado de Imprensa do Sindicato de Hotelaria do Norte:
O GOVERNO ATÉ ALMOÇAR VAI COM OS PATRÕES, MAS ABANDONA OS TRABALHADORES À SUA SORTE
O Governo foi almoçar com as associações patronais do setor da hotelaria e restauração, recebeu mais 11 reclamações do patronato, comprometeu-se a analisar cada uma delas, designadamente a redução do IVA da restauração, dinheiro a fundo perdido, redução de taxas, etc., mas ainda não teve tempo reunir com os sindicatos do setor e ouvir, de viva voz, a dramática situação social do setor, com milhares de trabalhadores na rua, sem emprego e sem salário. Continuam a chegar ao sindicato, todos os dias, denúncias de trabalhadores desesperados:
RC RESTAURANTE, não pagou os salários de março e abril aos seus 23 trabalhadores.
RESTAURANTE VINHAS D’ALHO, não pagou os salários de março e abril aos seus 15 trabalhadores.
FRIENDS LOUNGE BAR, não pagou os salários de janeiro, fevereiro, março e abril de 2020 aos seus 3 trabalhadores.
RESTAURANTE PALATO, reuniu com os seus 15 trabalhadores, no dia 13 de maio a informar que a partir do dia 18 de maio iriam reabrir ao publico, mas face a dificuldades de tesouraria irá reduzir o salário até final do ano e que ninguém vai ter ferias nem folgas até ao final do ano.
RESTAURANTE FRIENDS, não pagou os salários de janeiro, fevereiro, março e abril aos seus 5 trabalhadores.
CHURRASQUEIRA DA ESTAÇÃO DE CAMPANHÃ, não pagou o salário de abril aos seus 5 trabalhadores.
RESTAURANTE METRO DA TRINDADE, só pagou parte do salário de março e não pagou o salário de abril aos seus 6 trabalhadores.
RESTAURANTE ROTEIRO EM FESTA, não pagou o salário de abril aos seus 3 trabalhadores.
BAR PRIORIDADE, pagou apenas 200 euros por conta do salário de abril aos seus 6 trabalhadores, alguns dos quais ilegais.
RESTAURANTE MAISON JOÃOZINHO, pagou apenas 200 euros por conta do salário de abril aos seus 6 trabalhadores, alguns dos quais ilegais.
PASTELARIA CARAVELA, não pagou os salários de março e abril aos seus 12 trabalhadores.
POEMAS E FRASES, não pagou o salário de abril aos seus 3 trabalhadores.
RESTAURANTE OPORTO, não pagou o salário de abril aos seus 12 trabalhadores.
RESTAURANTE PICANHA NA PEDRA, não pagou os salários de abril aos seus 4 trabalhadores.