O grupo EDP não tem administração para negociar a tabela salarial com os trabalhadores mas já tem - anunciou hoje 694,7 milhões - para distribuir lucros aos acionistas, denota a Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal na empresa.
Comunicado da CNS/Fiequimetal aos trabalhadores do grupo EDP:
Não temos administração para negociar tabela salarial.
Só para distribuir lucros aos acionistas!
Durante a reunião decorrida dia 15 de Abril, quarta feira, mais uma vez por videoconferência, a CNS/ Fiequimetal questionou a Administração sobre o ataque informático de que a empresa foi alvo, solicitando informação sobre quais os dados que foram roubados, e que meios a Administração prevê implementar para evitar futuras ocorrências deste tipo.
Questionamos ainda sobre a situação atual da venda de ativos. A empresa informou que estão a ser cumpridos os tempos estipulados, e mais concretamente sobre os ativos hídricos do Douro Internacional, estão a tomar medidas para a negociação com os trabalhadores, tentando que decorra com normalidade.
Sobre a Avaliação de desempenho reiteramos que as estatísticas anteriores não podem condicionar a atribuição das avaliações merecidas pelos trabalhadores.
Afirmámos também que a Administração deve fiscalizar a aplicação das normas da Direção Geral de Saúde pelos prestadores de serviços, nomeadamente nos centros de contacto, que devido ao ataque informático, foram os seus trabalhadores forçados a voltar às instalações para o bom desempenho das suas funções.
Tendo em atenção a mensagem recente do CEO, António Mexia, em que afirma que a Administração vai cumprir com os seus compromissos, e tendo em conta que a EDP prossegue os negócios em curso e estando agendada a realização da Assembleia de Acionistas, questionámos para quando a retoma das negociações salariais.
Em relação ao pedido de envio do Relatório Único que temos reiteradamente exigido foi mais uma vez adiada a sua entrega com a desculpa do costume, o regulamento de proteção de dados, desculpa que consideramos inadmissível visto que já passou tempo suficiente para se ter resolvido esta situação.
A próxima reunião ficou marcada para dia 22 de abril de 2020, até lá façam nos chegar todas as vossas preocupações. Contem os trabalhadores da EDP com os nossos sindicatos para defender os direitos de todos os trabalhadores.
DEFENDE OS TEUS INTERESSES.
SINDICALIZA-TE, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES
FONTE: SIESI
Lisboa, 15