A Volkswagen Autoeuropa, apesar da complexa situação que se vive, não tem necessidade de recorrer ao lay-off simplificado. Num comunicado aos trabalhadores, o SITE Sul lembra que o Grupo VW, à semelhança de grande parte das multinacionais, tem acumulado lucros avultados, que garantem liquidez mais que suficiente.
A VW Autoeuropa poderia, assim, enfrentar os problemas criados pela crise sanitária, sem recorrer a estes apoios, os quais, no geral, apenas beneficiam os patrões e prejudicam os trabalhadores e a Segurança Social.
O recurso a este tipo de apoio contribui para a descapitalização da Segurança Social.
Administração recusou «down days»
O SITE Sul, desde o início deste processo, sempre transmitiu junto da administração as preocupações dos trabalhadores em relação à sua segurança e saúde, à garantia dos postos de trabalho, à manutenção dos direitos e salários e pela utilização de «down days» para fazer face a esta situação transitória.
No entanto, face à intransigência da administração em não aceitar a utilização de «down days», o sindicato considera que o resultado obtido foi o possível, para que o desfecho desta situação permita que os trabalhadores mantenham o seu salário completo, sem qualquer penalização derivada da aplicação do lay-off simplificado.
Reunião terça-feira
A administração marcou uma reunião com o SITE Sul para a próxima terça-feira, dia 14, pelas 9 horas. Do resultado desta reunião o sindicato dará conta aos trabalhadores.
FONTE: FIEQUIMETAL