Os trabalhadores da Beralt Tin and Wolfram (Portugal) exigiram hoje resposta positiva ao caderno reivindicativo e cumprimento das orientações da Direcção-Geral da Saúde.
A insuficiente proposta salarial da concessionária das Minas da Panasqueira pode levar à greve.
O plenário geral, realizado em duas sessões, para ter a participação dos trabalhadores dos dois turnos, aprovou uma resolução a mandatar o STIM para, em momento oportuno, emitir um pré-aviso de greve, caso não seja satisfatório o resultado de uma reunião a marcar com a administração.
O sindicato ficou igualmente mandatado no sentido de diligenciar, junto das entidades competentes, para que sejam adoptadas na empresa todas as medidas de prevenção e protecção dos trabalhadores e suas famílias, recomendadas pelas entidades oficiais, face à pandemia de COVID-19.
O plenário foi convocado depois de a empresa do grupo canadiano Almonty ter alterado a sua proposta salarial em uma décima de ponto percentual, para um por cento, o que representaria 25 cêntimos por dia para a maioria dos trabalhadores.
Na semana passada, em resposta a uma tentativa patronal de impedir o plenário, a pretexto dos riscos sanitários, o STIM esclareceu os motivos por que não iria ceder e mantinha a reunião dos trabalhadores.
FONTE: FIEQUIMETAL