Imposição de licenças sem vencimento e de férias antecipado, despedimentos sem justa causa, são alguns dos atropelos direitos dos trabalhadores relatados pela União Sindical de Torres Vedras.
A União Sindical dá o exemplo da Eugster & Frismag, uma fábrica de montagem de electrodomésticos, impôs a alteração de horários de trabalho aos seus trabalhadores, violando o art.º 217 do Código do Trabalho. A comissão sindical interveio junto da administração, informou os trabalhadores. O horário normal dos trabalhadores, das 08:15h às 17:15 horas, foi alterado para o funcionamento em dois tunos, das 06:00h às 14:00h e das 14:00h às 22:00h.
A empresa também encerrou os os refeitórios, obrigando os trabalhadores sair da empresa para ir tomar as suas refeições.
A União denuncia ainda que na Eugster & Frismag não foram aplicadas medidas de contenção nas linhas de montagem, continuando os trabalhadores a laborar muito próximos uns dos outros.
Também por falta de medidas de contenção, a União relata que no solicitou a intervenção da GNR na Lourinhã, no dia 16, num hipermercado que não tinha aplicado nenhuma medida para protecção dos seu trabalhadores e clientes.
FONTE: União Sindical de Torres Vedras