Os trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso pertencentes à Uniself vão realizar uma greve na próxima quinta-feira, 18 de Julho. No mesmo dia, os trabalhadores em greve vão concentrar-se à porta da Câmara Municipal pelas 9 horas para exigir que a Câmara Municipal obrigue a Uniself a cumprir o Caderno de Encargos e os direitos dos trabalhadores. Entre outras reivindicações exigem melhores salários e a admissão de mais pessoal.
O Sindicato da Hotelaria do Norte enumerou as razões da luta dos trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso pertencentes à Uniself :
1. Contra a falta de pessoal nas cantinas, os ritmos de trabalho intensos e a polivalência desvalorizativa das cozinheiras que são obrigadas a fazer tudo no refeitório, limpeza lavagem de louças, preparação e confeção de refeições;
2. Por melhores salários;
3. Contra a redução da carga horária e pela contratação das cozinheiras a tempo completo;
4. Contra a contratação de trabalhadores pelas empresas de trabalho temporário;
5. Pela passagem a efetivos de todos os trabalhadores, pelo menos das cantinas que estão aberta de setembro de um ano a julho do ano seguinte;
6. Pela contratação de todos os trabalhadores para todo o ano letivo;
7. Pela contratação de preparadoras de cozinha, pelo menos nas cantinas que confecionam mais de 70 refeições;
8. Pelo cumprimento do caderno de encargos, designadamente o numero de trabalhadores em cada escola e a carga horária diária.
FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte