O maior grupo económico hoteleiro nacional recusa aumentos salariais aos trabalhadores das Pousadas de Portugal. A FESAHT – Federação dos Sindicatos da Hotelaria inicia amanhã e prossegue nos próximos dias com acções de protesto à porta das Pousadas, onde distribuirão um comunicado de denúncia em português e inglês aos clientes.
O Grupo Pestana paga salários muito baixos aos trabalhadores das Pousadas de Portugal, impõe elevados ritmos de trabalho e desregula os horários de trabalho, com todas as consequências negativas que isto acarreta para a saúde e a vida pessoal e familiar dos trabalhadores.
A empresa assinou com a FESAHT aumentos salariais em 2018, depois de 10 anos sucessivos de bloqueamento negocial, que não repõem, sequer, a inflação registada nesse período.
Contudo, as Pousadas registam uma excelente ocupação nas dormidas e crescimento de receitas e obtiveram lucros sucessivos nos últimos sete anos, muito acima da generalidade das unidades hoteleiras.
Em 2018, as Pousadas de Portugal obtiveram receitas de 41 milhões de euros, confirmando sucessivos crescimentos dos últimos 7 anos.
Os preços do alojamento e da restauração nas Pousadas são muito superiores aos praticados nos hotéis de 4 e 5 estrelas.
Por isso, não há nenhuma razão para a empresa não pagar salários justos e dignos aos trabalhadores e muito menos para recusar negociar aumentos salariais em 2019, alegando, pasme-se, que deu aumentos em 2018.
O Grupo Pestana paga salários muito baixos a centenas de trabalhadores, que recebem entre 600 e 635 euros, e paga o salário mínimo nacional de 600 euros a alguns trabalhadores.
A generalidade dos hotéis de 4 e 5 estrelas pagam salários muito superiores aos praticados pelo grupo Pestana nas Pousadas.
As Pousadas de Portugal, que empregavam mais de 1200 trabalhadores antes de serem privatizadas, têm hoje pouco mais que 600 trabalhadores, por força dos despedimentos realizados ao longo destes 15 anos de gestão privada.
A FESAHT promove ações de denúncia e de protesto nos próximos dias à porta das Pousadas, com inicio amanhã, que passarão pela distribuição de um comunicado em português e inglês aos clientes das pousadas.
FONTE: FESAHT – Federação dos Sindicatos da Hotelaria