Santas Casas da Misericórdia do Distrito de Viana do Castelo recusam aumento dos salários

Viana do CasteloDia 27 de Julho de 2018 os trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia do Distrito de Viana do Castelo estão em greve

Às 10h30 – concentração na Praça da República e desfile para a ACT

Há muitos anos, demasiados, que as Misericórdias se recusam aumentar os salários dos trabalhadores.

Aos sócios do CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal estão obrigados a pagar diuturnidades e também isso recusam – mesmo após a realização de várias reuniões nos serviços da DGERT em que assumiram o dever de as pagar.

Faltam muitos trabalhadores na generalidade das valências das Santas Casas deste Distrito.

A ACT – Centro Local do Alto Minho, após várias denúncias do CESP continua sem actuar inspectivamente e sem obrigar as Santas Casas do Distrito a repor a legalidade.

O CESP e os trabalhadores, muitos com 25 e mais anos de antiguidade nestas instituições, consideram inaceitáveis os salários de 580 e 600 euros mensais.

A caridade e solidariedade das Santas Casas da Misericórdia não pode fazer-se à custa das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.

Face a esta situação inaceitável, os trabalhadores vão estar em greve no próximo dia 27 de Julho de 2018.

O CESP realiza no dia 27 de Julho de 2018, às 10h30, uma Concentração na Praça da República em Viana do Castelo, com deslocação para o Centro Local do Alto Minho da ACT com o objectivo de alertar a opinião pública os provedores das Santas Casas de Misericórdia e a ACT para as suas justas reivindicações:

- Aumento dos Salários

- Pagamento das diuturnidades devidas

- Pagamento em dobro do trabalho normal em dia feriado

- Admissão de mais trabalhadores para as diferentes valências

Fonte: CESP