O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa realizam, na próxima sexta-feira, 17 de Março, uma Tribuna Pública, na Praça do Município, para denunciar o trabalho precário nas autarquias da capital
Na Câmara Municipal, empresas municipais e, principalmente, nas juntas de freguesia de Lisboa, o recurso a trabalhadores com vínculo precário tem sido nos últimos anos uma prática recorrente. Os contratos a termo, recibos verdes ou Contratos de Emprego/Inserção (CEI), envolvem um número cada vez mais elevado de trabalhadores.
Os sindicatos emitiram um pré-aviso de greve, das 13h00 às 21h00, para todos os trabalhadores da Câmara poderem participar na iniciativa.
Os sindicatos exigem:
✓ A integração no Mapa de Pessoal de todos os trabalhadores com vínculo precário a exercer funções de caráter permanente.
✓ A revogação do regime de CEI, sinónimo de trabalho escravo.
✓ A alteração do regime de Contratação a Termo, de forma a restringir a sua aplicação e a permitir a sua transformação em Contratos por Tempo Indeterminado.
✓ Garantir o ingresso na respetiva carreira, em lugares dos mapas dos serviços da Administração Local, dos jovens estagiários, com contrato celebrado para o efeito.
FONTE: STML