Os sindicatos que constituem a Fiequimetal confirmaram a realização de um conjunto de acções, a realizar no âmbito da Semana Nacional de Esclarecimento, Reivindicação e Luta, decidida pelo Conselho Nacional da CGTP-IN.
A decisão de levar a cabo esta série de iniciativas, a nível nacional, entre os dias 26 e 30 de Setembro, tem por objectivo dinamizar a acção e a luta reivindicativa, nas empresas e locais de trabalho, defendendo e exigindo o direito de contratação colectiva e, em particular, reclamando:
- o aumento dos salários em, pelo menos, quatro por cento, não podendo o acréscimo salarial ser inferior a 40 euros por mês;
- o aumento do Salário Mínimo Nacional para 600 euros, com efeitos a 1 de Janeiro de 2017, e a sua elevação progressiva, com revisão a 1 de Janeiro de cada ano;
- o aumento de todas as pensões de reforma.
A «semana nacional» insere-se na comemoração do 46.º aniversário da CGTP-IN, que passa a 1 de Outubro.
Nos sectores abrangidos pelos sindicatos da Fiequimetal, estão confirmadas várias iniciativas.
O SIESI promove, nos dias 26 e 27, plenários de trabalhadores da Randstad ao serviço da EDP. Uma greve nos call-centers está marcada para 3 de Outubro, com concentração no Cais do Sodré e desfile até à sede da EDP (Av. 24 de Julho, 12).
No dia 26, o SITE CSRA realiza um plenário de trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda.
O SITE Norte confirmou a realização de uma concentração, dia 26, na Endutex (Vilarinho, Santo Tirso), e uma greve, dia 30, na Groz-Beckert (Valadares, Vila Nova de Gaia).
Pelo SITE Centro-Norte está confirmado que vão ocorrer duas concentrações, no dia 29, junto às empresas Ria Blades (Grupo Senvion), no Parque Empresarial de Soza (Vagos), e Tensai (Eco-parque de Estarreja).
No âmbito do SITE Sul, foi convocada, para dia 29, uma greve dos trabalhadores do consórcio que assegura a manutenção na refinaria de Sines da Petrogal. De acordo com as decisões do plenário, o sindicato apresentou o pré-aviso de greve.
FONTE: FIEQUIMETAL