Adesão de 100% nas greves das cantinas dos hospitais de Famalicão e Guimarães

SAM 3854bOs trabalhadores das cantinas dos hospitais de Vila Nova de Famalicão e Guimarães, pertencentes à Gertal, estão hoje em greve, com uma adesão de 100%. Apenas compareceram nos seus postos os trabalhadores designados pelo sindicato para os executar os serviços mínimos.

A Gertal paga salários muito baixos e não efectua aumentos salariais há cinco anos. Além disso, a empresa não está a pagar devidamente o trabalho prestado em dia feriado conforme estabelece o contrato coletivo de trabalho em vigor, paga apenas metade. A greve é, por isso é contra o roubo nos feriados, por aumentos salariais e pela negociação do Contacto Colectivo de Trabalho.

Por outro lado, na cantina do hospital de Famalicão, os ritmos de trabalho exigidos são muito intensos e existe um clima de pressão/assédio no trabalho. Os trabalhadores sentem-se perseguidos, discriminados, constrangidos e marginalizados, o que põe em causa a segurança e saúde dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado aos doentes e demais utentes. Por conseguinte, a greve na cantina do hospital de Famalicão também foi contra o assédio no trabalho e por condições de trabalho dignas.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte