Super Bock: Acordo integra 24 trabalhadores no quadro

O diferendo entre o SINTAB – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação e Bebidas e as empresas Super Bock, A. Gaiteiro, Servigaia e Conductor, terminou no passado dia 3 de janeiro com a obtenção de um acordo, em sede de prevenção de conflitos, na DGERT do Porto.

Este acordo garante a integração de 24 trabalhadores no quadro de efetivos da Super Bock, até aqui com vínculos precários e subcontratados pela empresa A.Gaiteiro, e que tinham visto o seu posto de trabalho recentemente ocupado por outros.

O processo de integração decorrerá em duas fases, sendo que 8 trabalhadores serão integrados no imediato e os restantes 16 durante o primeiro trimestre de 2021.

Estes 16 ficarão, até lá, vinculados à Conductor, empresa que assume a prestação do serviço a partir de agora, em condições equiparadas às praticadas pela empresa anterior, garantindo assim a manutenção do nível remuneratório e dos direitos anteriormente negociados.

Foi um processo particularmente duro, para cuja resolução contribuiu de forma decisiva a posição assumida pelos trabalhadores da Super Bock, em ação solidária, na defesa dos postos de trabalho daqueles com quem, durante tantos anos, partilharam tempo, espaço e camaradagem.

Esta é mais uma vitória dos trabalhadores no sentido do reforço da defesa dos seus direitos e da sua contratação coletiva, demonstrando mais uma vez que a solidariedade e sentido de classe não depende da cor das fardas de trabalho nem de presunções de estatuto social.

FONTE: sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal