Recuperação da SOUSACAMP tem de passar pela recuperação dos direitos dos trabalhadores

cogumelosOs Trabalhadores da SOUSACAMP valorizam a solução encontrada que viabiliza a continuidade da Empresa, mas consideram ter de haver garantias quanto à manutenção dos postos de trabalho, bem como à reposição de direitos e condições de trabalho.

O SINTAB, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias da Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal, enaltece, em nome dos Trabalhadores do grupo SOUSACAMP, as notícias vindas a público que dão conta da aquisição da Varandas de Sousa, principal empresa do grupo.

Apesar disso, o facto de apenas estar referenciada a empresa Varandas de Sousa, apenas uma num universo de cinco que compõem o grupo SOUSACAMP, e deixa em suspenso o futuro de centenas de Trabalhadores das restantes empresas do grupo.

O SINTAB lembra que, em todo este processo, os Trabalhadores assumiram parte da responsabilidade no sentido de alavancar processos de recuperação, mesmo quando não estavam assegurados todos os seus direitos e condições de trabalho, como é exemplo o atraso no pagamento dos salários e subsídios de natal, neste último mês de novembro.

Lembra ainda que, em todas as unidades, se verificou um enorme esforço de apoio por parte das autoridades locais no sentido de fomentar o desenvolvimento regional e não podem agora, simplesmente, ser ignorados esses esforços.

Ainda que o novo acionista tenha nacionalidade Portuguesa, apresenta-se com intenções declaradas de recuperação para futura venda e, por essa via, não está garantida a manutenção em mãos nacionais de uma empresa que detém 90% do mercado nacional dos cogumelos frescos.

De igual forma, as recentes movimentações de maquinaria para fora da fábrica de Paredes têm deixado de sobressalto os Trabalhadores que ali laboram e cuja fonte de rendimento é a única garantia de sobrevivência, numa zona tão atacada pelo flagelo do desemprego.

O SINTAB tudo fará para que a viabilização do futuro do grupo SOUSACAMP inclua, sem equívocos, a manutenção de todos os postos de trabalho existentes e aponte claramente no sentido da valorização dos salários e condições de trabalho.

Fonte: SINTAB