Trabalhadores da Fundação INATEL vão decidir formas de luta

A FESAHT exige da Fundação INATEL o cumprimento, na integra, do texto do AE, bem como dos compromissos assumidos no protocolo assinado e aumentos salariais de 40 euros em 2019 e 90 euros em 2020.

Entretanto, vão realizar-se plenários de trabalhadores nos estabelecimentos da INATEL para discutir formas de luta dos trabalhadores que obriguem a Fundação a assumir todos os compromissos e a cumprir o AE.

No protocolo assinado entre a FESAHT e a Fundação INATEL, no âmbito das negociações do primeiro Acordo de Empresa (AE) celebrado em 2018, a INATEL comprometeu-se a negociar aumentos salariais para o ano 2019.

Numa reunião realizada em outubro deste ano, a FESAHT chamou a atenção do presidente da Fundação INATEL para o facto de não terem sido honrados os compromissos assumidos no protocolo assinado, tendo o Presidente reiterado o compromisso e prometido entregar uma proposta antes da reunião prevista para 14 de novembro, o que não veio a acontecer.

Além disso, a INATEL não está a cumprir com os direitos dos trabalhadores consagrados no AE, designadamente no que toca ao trabalho noturno e por turno e às categorias profissionais.

A Fundação INATEL está a fazer chantagem sobre os trabalhadores com a categoria profissional de rececionista noturno a quem pretende obrigar a assinar uma declaração para pagar o subsídio noturno, devendo a estes trabalhadores diferenças salariais desde janeiro de 2019.

A administração da Fundação INATEL também não honrou outros compromissos assumidos no protocolo assinado, como a discussão das carreiras profissionais e escalões remuneratórios.

FONTE: FESAHT