Política salarial do Grupo Auchan não respeita os princípios da igualdade, equidade e justiça

AuchanA política salarial do Grupo Auchan não respeita os princípios da igualdade, equidade e justiça e não valoriza quem, ao longo dos anos, tem dado o seu melhor em termos de dedicação e profissionalismo, acusa o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços, num comunicado onde enumera as principais exigências do Caderno Reivindicativo dos trabalhadores do Grupo Auchan para 2020.

“Há uma clara estagnação salarial e uma efectiva desvalorização dos trabalhadores com mais anos de trabalho”, denuncia o CESP, considerando que o Grupo Auchan tem condições para melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus trabalhadores.

Por isso, os trabalhadores reivindicam para o ano de 2020:

• Aumento do salário geral de 90€ para todos os trabalhadores, garantindo uma carreira profissional a todos que valorize salarialmente a qualificação profissional, a aprendizagem e a antiguidade de todos os trabalhadores;
  • Propomos que a partir de 1 de Janeiro de 2O2O, nenhum trabalhador receba abaixo de 700€ como salário de entrada na empresa, para os trabalhadores de 2ª o salário de 730€, e para os trabalhadores de 1ª o salário de 760€, e que nenhum trabalhador especializado receba abaixo de 790€;
  • Aumento do subsídio de alimentação em 1€/dia;
  • Desconto de 10% nas compras;
  • 25 dias úteis de férias, para todos os trabalhadores;
  • Promoção na carreira profissional dos trabalhadores especializados, a principais com vinte ou mais anos de casa;
  • Número de trabalhadores ajustado às reais necessidades das lojas e contratação de mais trabalhadores;
  • Redução progressiva da carga horária semanal máxima, para as 35 horas para todos os trabalhadores, passando já em Janeiro de 2020, para as 39 horas;
  • Melhores condições de trabalho e cumprimento das normas de saúde, higiene e segurança, dando mais autonomia às Comissões para a Segurança e Saúde no Trabalho constituídas;

a) Fardamento - Alteração das toucas actuais por outras que tenham respiro para o cabelo, aventais com impermeabilização para gastronomia e cafés, e aventais de pano para a padaria;

b) Fardamento para os trabalhadores do não alimentar, frente loja e vendedores;

• Horários humanizados que permitam a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal;

a) Cumprimento do CCT no que concerne às alterações aos horários de trabalho e fim dos horários de bolso;

b) Fim imediato da organização dos horários de trabalho entre as 00h e as 6h;

• Pagamento do subsídio nocturno a todos os trabalhadores a partir das 20 horas;
  • Aos trabalhadores que trabalham em regime de horários rotativos, 24 horas por dia, sete dias por semana será assegurado um subsidio de turno mensal de 5O€;
  • Pagamento do subsidio de domingo e do trabalho prestado em dia de feriado, sempre que o feriado coincidir com o domingo;
  • Encerramento das lojas aos domingos e feriados;
  • Dispensa com vencimento no dia de aniversário;
  • Pagamento do valor em dívida aos trabalhadores das médias do subsídio de férias;
  • Reposição imediata do direito ao complemento do subsídio de doença.

FONTE: CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços