Greve nas cantinas e bares concessionados das escolas e hospitais dia 29 de novembro

BARES CANTINAS ESCOLAS HOSPITAISA FESAHT – Federação dos Sindicatos da Hotelaria convocou uma greve a nível nacional dos trabalhadores das cantinas e bares concessionados das escolas e hospitais para a próxima sexta feira, 29 de novembro, com concentrações junto à sede da DGESTE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, pelas 10H30, e junto ao Ministério da Saúde, sita à Av.ª João Crisóstomo, pelas 11H30, ambos em Lisboa.

Os trabalhadores estão em luta pelos seguintes objetivos:

Contra a falta de pessoal e contra os ritmos de trabalho intensos;

Contra a precariedade e pela passagem ao quadro de todos os trabalhadores que ocupam posto de trabalho permanentes;

Pela melhoria dos cadernos de encargos nos concursos públicos e pela sua fiscalização;

Pela redução do horário de trabalho para as 35 horas, como os demais trabalhadores das escolas e hospitais públicos;

Pela melhoria das condições de trabalho com investimento nas instalações equipamentos e utensílios;

Por melhores salários e pela garantia de um aumento salarial de 90 euros para todos os trabalhadores, com efeitos a 01 de janeiro de 2020.

Há muitos anos que os trabalhadores e os sindicatos do setor, reclamam contra a falta de trabalhadores e os ritmos de trabalho intensos; contra a falta de condições mínimas de trabalho; contra a falta de equipamentos ou equipamentos deteriorados; contra a falta de fiscalização do cumprimento dos cadernos de encargos ou contra cadernos de encargos (hospitais) que não preveem quadros mínimos de trabalhadores, cargas horárias, categorias etc.; contra os baixos salários e pelo horário de 35 horas semanais como os demais trabalhadores das escolas e hospitais.

Esta greve é o culminar de várias lutas dos trabalhadores das cantinas dos hospitais e escolas realizadas a nível nacional durante o corrente ano e anos anteriores.

FONTE: FESAHT – Federação dos Sindicatos da Hotelaria