Professores organizam encontro sobre a municipalização da educação

EncontroDistritalMunicipalizacaoO Sindicato dos Professores da Região Centro/FENPROF realiza amanhã, 22 de Novembro (sexta-feira), um Encontro de Professores e Educadores centrado no tema "Municipalização da Educação ou Autonomia das Escolas", na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Neste encontro estão já confirmadas as intervenções de Mário Nogueira (Secretário Geral da FENPROF), Bernardino Soares (Presidente da Câmara Municipal de Loures) e Francisco Almeida (membro do Secretariado Nacional da FENPROF). Aguarda-se, ainda, a confirmação da participação de Manuel Machado (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses).

Longe de estar fechada esta discussão, continua a gerar apaixonados debates, não faltando os argumentos a favor ou contra. Para o SPRC/FENPROF há questões que devem colocar-se para que todos percebam o que está por trás desta decisão: Se a ideia é deixar a decisão mais próxima dos cidadãos, há algum universo de proximidade maior do que a escola ou o agrupamento de escolas? Por que deve passar a competir às câmaras municipais a decisão da distribuição de pessoal não docente (ou mesmo docente, como alguns pretendem)? Quem melhor conhece as necessidades das populações escolares, câmaras ou órgãos das escolas? Não será esta a via encontrada pelos liberais no poder e por outros que o ambicionam para a privatização parcelar ou total da escola pública? Está criado um “caldo” de explicações por dar, a par do conhecimento que se tem de outras experiências de municipalização por esse mundo fora que “caíram no buraco”, obrigando a correcções e abandonos que o actual poder, no nosso país, não quer ter em conta.

FONTE: Sindicato dos Professores da Região Centro/FENPROFSindicato dos Professores da Região Centro/FENPROF