Inserida na Semana de Luta da Páscoa, o Sindicato da Hotelaria do Norte promoveu hoje, sexta-feira Santa, uma ação de à porta da Pousada do Freixo no Porto, em defesa do AE (Acordo de Empresa) e dos direitos dos trabalhadores, por aumentos salariais dignos e contra a precariedade laboral e os falsos estágios
Nesta acção de protesto e denúncia pública foi montada uma banca contra a precariedade à porta da pousada, que está completamente lotada, e distribuindo com comunicado em português e Inglês.
As Pousadas de Portugal registam a melhor ocupação de quartos e de restauração de sempre. Os proveitos por quarto e totais, são também os melhores de sempre. Contudo, as Pousadas de Portugal pagam salários muito baixos.
Além disso, o grupo Pestana denunciou o Acordo de Empresa (AE) e, agora, requereu a caducidade do mesmo.
Entretanto, mesmo antes do Ministério publicar o aviso de caducidade, o grupo Pestana deixou de pagar o trabalho em dia feriado como estabelece o AE e passou a pagar apenas 50%.
Deste modo, reduziu o valor de cada feriado de, por exemplo, 60 para 15 euros, representando uma perda anual de 450 euros para cada trabalhador.
Por outro lado, o grupo Pestana tem muitos estagiários e trabalhadores precários a ocuparem postos de trabalho permanentes. Esta situação põe em causa, de forma grave, os direitos dos trabalhadores e também a qualidade do serviço.
FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte