Trabalhadores da Such em greve no dia 22 de Fevereiro

Considerando que a Such reduziu a retribuição pelo trabalho prestado em dia feriado para 25% do valor que pagava; reduziu o valor do subsídio de refeição de 5,46 para 4 euros diários nas lavandarias, resíduos e outros setores da empresa, o que representa uma perda de 32,12 euros mensais; não remunera nem classifica muitos trabalhadores de acordo com as funções efetivamente exercidas; retirou outros direitos aos trabalhadores, designadamente majoração de férias por antiguidade e assiduidade, descanso compensatório pelo trabalho prestado em dia feriado e subsídio noturno das 20 às 21 horas;

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte

Moção
aprovada pelos trabalhadores da Such, concentrados dia 22 de Fevereiro de 2013, junto à delegação da empresa no Porto.

Considerando que:
A Such reduziu a retribuição pelo trabalho prestado em dia feriado para 25% do valor que pagava;
A Such reduziu o valor do subsídio de refeição de 5,46 para 4 euros diários nas lavandarias, resíduos e outros setores da empresa, o que representa uma perda de 32,12 euros mensais;
A Such não remunera nem classifica muitos trabalhadores de acordo com as funções efetivamente exercidas;
A Such retirou outros direitos aos trabalhadores, designadamente majoração de férias por antiguidade e assiduidade, descanso compensatório pelo trabalho prestado em dia feriado e subsídio noturno das 20 às 21 horas;
A Such mantém os salários congelados de muitos trabalhadores há 4 anos;

As associações patronais em que a Such está filiada recusam negociar os contratos coletivos de trabalho e dar aumentos salariais aos trabalhadores.
Assim, os trabalhadores da Such concentrados dia 22 de Fevereiro de 2013, junto à delegação da empresa no Porto, exigem que:
1.O trabalho prestado em dia feriado seja remunerado conforme consta dos contratos coletivos de trabalho e sejam repostos os valores retirados desde Agosto de 2012;
2.O valor do subsídio de refeição seja reposto para 5,46 euros diários e sejam pagos os valores retirados aos trabalhadores;
3.Todos os trabalhadores sejam remunerados e classificados de acordo com as funções exercidas e pagos os retroativos devidos;
4. Sejam repostos os demais direitos retirados aos trabalhadores nos últimos tempos;
5.Sejam respeitados os direitos consagrados nos contratos coletivos de trabalho;
6.Sejam negociados aumentos salariais dignos que reponham o poder de compra perdido nos últimos anos.

Porto, 22 de Fevereiro de 2013